André López

For fans of:Maria Callas, Classical, Beatles, Nina Simone
Description

Cantor e compositor nascido no Sul do país, André López veio de uma família de músicos.

O avô tocava banjo e o pai tocava violão. Aos seis anos de idade, ganhou um cavaquinho do pai e começou seu aprendizado musical.

Na adolescência, passou a tocar e compor ao violão.

Cantar sempre foi algo natural. Ouvia todo tipo de música, no rádio preto do pai, desde sambas e chorinhos até óperas de Verdi e Puccini. Deste modo desenvolveu um gosto musical bastante eclético e refinado.

Nos anos oitenta, entrou para o Coro Sinfônico da OSPA, onde seu timbre vocal foi definido como tenor. Permaneceu no coro por 30 anos, aprendendo técnica vocal com o prof. Decápolis de Andrade. Nesse período foi regido por grandes Maestros como: Manfredo Schmitz, Isaac Karabtchevsky, Evandro Mattè, Fred Gerling entre outros, em peças de Bethoven, Brahms, Vivaldi, Puccini e tantas das mais de 100 que cantou.

Paralelo à carreira musical, formou-se em Artes na UFRGS e exerceu a profissão de professor de arte no município de Canoas durante mais de uma década até os dias de hoje.

Desenvolveu atividades de canto profissional como preparador vocal e condutor de grupos vocais em Porto Alegre e Canoas.

Seus primeiros solos foram nos anos noventa, no grupo vocal Contraponto, em apresentações fora do Estado e também com a OSPA.

Fez backing vocal para importantes nomes das artes brasileira e internacional, como Roberto Carlos e Luciano Pavarotti, Bibi Ferreira e Edson Cordeiro.

Suas maiores influências musicais são as vozes femininas, tanto do canto popular como erudito, destacando Ângela Maria, Edith Piaf, Billie Holiday, Maria Callas, Elis Regina e Clara Nunes.

Videos
Connect